terça-feira, 24 de agosto de 2010

VIVEMOS O PRESENTE, O FUTURO OU O PASSADO? QUEM SOMOS?


VIVEMOS O PRESENTE, O FUTURO OU O PASSADO?

ONTEM

De certo modo vivemos no passado. Sempre estamos recordando o que vivemos, ouvimos e experimentamos. Sem memórias não saberíamos quem somos. Porem nosso cérebro não guarda a memória como uma câmera de vídeo: nosso cérebro cria uma nova versão a cada vez que recordamos. Nossa memória é frágil e inconstante.



CRIAÇÃO DE MEMÓRIA



Montamos o quebra cabeça da memória.

A memória é a interpretação que o ser cérebro faz de acontecimentos passados. A memória e feita de minúsculos pedaços de informação cada um é armazenado em um lugar diferente. Quando você se lembra de algo, reúne todos esses pedaços e depois o atualiza. Não é estranho; portanto, que as pessoas que viveram a mesma experiência raramente se lembram dela da mesma maneira.

Motivadores da memória

O que desperta a lembrança de um acontecimento do passado?

R. Com frequência é algo que você vê, ouve e cheira.

MISTÉRIOS DA CONSCIÊNCIA

O filme da sua vida

Sua noção de quem você é vem de um filme interior que seu cérebro cria constantemente você é o astro, o roteirista o câmera, o produtor e o diretor, você é o estúdio da sala de cinema ou melhor: seu cérebro é o comando

O RIO DA CONSCIÊNCIA

Quem é você? A resposta nossa da sua autoconsciência da sua consciência não e fixa. E uma corrente em movimento baseado nas recordações do que você foi no passado, suas experiências que será o futuro. Seu cérebro esta constantemente criando e interpretando quem você é.

VER E CRER?

O que você vê é real? Os seus olhos permitem como janelas, um acesso direto ao mundo fora da sua cabeça? Não!

Você não vê nada diretamente, somente depois que seu cérebro processa os sinais elétricos. As imagens que você “vê” são interpretações que o seu cérebro faz do mundo. O seu cérebro cria sua realidade

EM BUSCA DA CONSCIÊNCIA

Nós sabemos como é a consciência por dentro. Porem, quando os cientistas tentam entende-la a partir de fora, as coisas ficam nebulosas. Como alguém pode entender o seu mundo particular? Alguns cientistas acreditam que as respostas virão se continuarmos explorando. Outros acreditam que jamais descobriremos o segredo da consciência.

E que você, o que acha?

Fonte: Exposição Cérebro realizada no Parque do Ibirapuera - São Paulo


DEPRESSÃO: POSSESSÃO DEMONÍACA OU DOÊNÇA FÍSICA?


O MENTAL É FÍSICO

No passado, as pessoas que tinham transtornos cerebrais podiam ser consideradas frágeis, loucas, ou possuídas pelos demônios. Agora sabemos que muitos distúrbios cerebrais são semelhantes aos transtornos médicos em qualquer parte do corpo: são condições físicas. Por ser um órgão eletroquímico, o cérebro sofre de muitos distúrbios que acarretam diferenças elétricas e químicas. Não se trata de demônios.

A DOR DO ESTIGMA

Somente um em cada três pessoas com transtorno cerebral diagnosticável busca tratamento por quê? Uma razão é o estigma que rodeia estes transtornos. A noção equivocada de que ser tratado por um problema “mental” significa um defeito de caráter. A verdade é que os transtornos cerebrais não diferem das doenças em que qualquer outra parte do corpo - não há de que se envergonhar

DOR DE CABEÇA

As dores de cabeça
É possível que a dor de cabeça seja a mais comum de todas as dores. costumavam ser provas de demônios dentro da cabeça ou o resultado de emoções reprimidas. Agora sabemos que as dores de cabeça, da mesma forma que ouros distúrbios do cérebro, são doenças físicas.
Dados: nove em cada dez pessoas nos estados unidos têm, pelo menos, uma dor de cabeça por ano. Uns quarenta milhões sofrem de dores de cabeças crônicas. Devido a dor de cabeça, as pessoas deixam de comparecer ao trabalho cento e cinquenta milhões de dias a cada ano.


Fonte: Exposição Cérebro realizada no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MEU PAI, MEU HERÓI!


MEU PAI, MEU HERÓI


Meu pai é para mim um homem ao qual eu procuro alcançar todos os minutos de minha vida, porem não consigo e isto me deixa por vezes angustiado. Angustiado porque não consigo alcançá-lo. Ele é muito grande, inteligente, sábio e veloz. Como eu pequeno, tolo e lento poderei alcançá-lo? Bem sei que não poderei, pois já irei fazer trinta e sete (37) anos e ele continua quilômetros luz a minha frente. Quando eu penso que estou me aproximando ele foge como o cometa de halley e eu só consigo ver a luz que ele deixa pelo trajeto.

Meu pai é muitíssimo sábio, pena que a vida não permitiu que eu estivesse sempre ao seu lado, quem sabe eu seria um homem bem melhor, porem por outro lado ouço suas palavras ecoarem forte e grave em meus ouvidos: “Filho você só saberá o valor verdadeiro de um pai quando for um”. Eita homem sábio! Sem ainda ter cursado uma faculdade é um filósofo de primeiríssima qualidade de valor imensurável.

E quanto ao amor ao próximo: Eu tento me aproximar de meu pai também neste quesito; mas não consigo. Ele será meu eterno mestre e eu me contento honrado em ser seu eterno discípulo: Aprendiz que segue os ensinamentos do mestre.  

MEU PAI É MEU HERÓI.

Nesta última viagem que fiz a Sergipe, eu estava em profundae depressão e acredito que ele deve ter percebido e me achado um tanto estranho. Pois é, eu estava extremamente doente na alma e sofrendo dentro de um sistema prisional e depressivo denominado: “Igreja Renovada / Pentecostal”. Sofri tremendamente nas mãos de pastores e presbíteros despreparados que não são servos de Deus. São nas melhores das hipóteses: Servos de si. Sofri porque acreditava que eu seria escolhido para ser pastor. E mesmo sofrendo tantas humilhações, no fundo eu acreditava que eu seria escolhido para fazer a obra do Criador dentro do dito sistema.  E este sofrimento que não dá para eu relatar nesta carta me levou a depressão. Porem meu herói me salvou das garras destes predadores maléficos: Meu herói olhou em meus olhos e com um saber extraordinário / gigantesco perceberá que eu não estava bem. Ai meu grande herói / pai me disse: “Filho esqueça essa ideia de ser pastor, não vale a pena. Pastor não se aposenta bem; portanto não é valorizado.

Confesso que estas palavras me deu um choque de doze mil volts, porem me tirou uma carga de quarenta tonelada da costa. É eu carregava uma carreta carregada na costa em nome de um cargo eclesial que eu acreditava ser nobre e precisava dele para servir ao Criador. Tolo e ingênuo homem fui.

Comecei a indagar: De onde meu pai tirou tamanha sabedoria? Oito meses depois de madrugada (Agora 18/08/2010) me recordei de Mateus 11: 28-30. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Como sou tolo e lento, ele aprendeu com Jesus. 
Ele não só aprendeu, ele interpretou e encarnou o texto Sagrado. Meu pai simplesmente vive a Bíblia. Pai você é meu grande herói.