terça-feira, 24 de agosto de 2010

VIVEMOS O PRESENTE, O FUTURO OU O PASSADO? QUEM SOMOS?


VIVEMOS O PRESENTE, O FUTURO OU O PASSADO?

ONTEM

De certo modo vivemos no passado. Sempre estamos recordando o que vivemos, ouvimos e experimentamos. Sem memórias não saberíamos quem somos. Porem nosso cérebro não guarda a memória como uma câmera de vídeo: nosso cérebro cria uma nova versão a cada vez que recordamos. Nossa memória é frágil e inconstante.



CRIAÇÃO DE MEMÓRIA



Montamos o quebra cabeça da memória.

A memória é a interpretação que o ser cérebro faz de acontecimentos passados. A memória e feita de minúsculos pedaços de informação cada um é armazenado em um lugar diferente. Quando você se lembra de algo, reúne todos esses pedaços e depois o atualiza. Não é estranho; portanto, que as pessoas que viveram a mesma experiência raramente se lembram dela da mesma maneira.

Motivadores da memória

O que desperta a lembrança de um acontecimento do passado?

R. Com frequência é algo que você vê, ouve e cheira.

MISTÉRIOS DA CONSCIÊNCIA

O filme da sua vida

Sua noção de quem você é vem de um filme interior que seu cérebro cria constantemente você é o astro, o roteirista o câmera, o produtor e o diretor, você é o estúdio da sala de cinema ou melhor: seu cérebro é o comando

O RIO DA CONSCIÊNCIA

Quem é você? A resposta nossa da sua autoconsciência da sua consciência não e fixa. E uma corrente em movimento baseado nas recordações do que você foi no passado, suas experiências que será o futuro. Seu cérebro esta constantemente criando e interpretando quem você é.

VER E CRER?

O que você vê é real? Os seus olhos permitem como janelas, um acesso direto ao mundo fora da sua cabeça? Não!

Você não vê nada diretamente, somente depois que seu cérebro processa os sinais elétricos. As imagens que você “vê” são interpretações que o seu cérebro faz do mundo. O seu cérebro cria sua realidade

EM BUSCA DA CONSCIÊNCIA

Nós sabemos como é a consciência por dentro. Porem, quando os cientistas tentam entende-la a partir de fora, as coisas ficam nebulosas. Como alguém pode entender o seu mundo particular? Alguns cientistas acreditam que as respostas virão se continuarmos explorando. Outros acreditam que jamais descobriremos o segredo da consciência.

E que você, o que acha?

Fonte: Exposição Cérebro realizada no Parque do Ibirapuera - São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário