No passado, as pessoas que tinham transtornos cerebrais podiam ser consideradas frágeis, loucas, ou possuídas pelos demônios. Agora sabemos que muitos distúrbios cerebrais são semelhantes aos transtornos médicos em qualquer parte do corpo: são condições físicas. Por ser um órgão eletroquímico, o cérebro sofre de muitos distúrbios que acarretam diferenças elétricas e químicas. Não se trata de demônios.
A DOR DO ESTIGMA
Somente um em cada três pessoas com transtorno cerebral diagnosticável busca tratamento por quê? Uma razão é o estigma que rodeia estes transtornos. A noção equivocada de que ser tratado por um problema “mental” significa um defeito de caráter. A verdade é que os transtornos cerebrais não diferem das doenças em que qualquer outra parte do corpo - não há de que se envergonhar
DOR DE CABEÇA
As dores de cabeça
É possível que a dor de cabeça seja a mais comum de todas as dores. costumavam ser provas de demônios dentro da cabeça ou o resultado de emoções reprimidas. Agora sabemos que as dores de cabeça, da mesma forma que ouros distúrbios do cérebro, são doenças físicas.
Dados: nove em cada dez pessoas nos estados unidos têm, pelo menos, uma dor de cabeça por ano. Uns quarenta milhões sofrem de dores de cabeças crônicas. Devido a dor de cabeça, as pessoas deixam de comparecer ao trabalho cento e cinquenta milhões de dias a cada ano.
Fonte: Exposição Cérebro realizada no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Fonte: Exposição Cérebro realizada no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário