terça-feira, 24 de agosto de 2010

DEPRESSÃO: POSSESSÃO DEMONÍACA OU DOÊNÇA FÍSICA?


O MENTAL É FÍSICO

No passado, as pessoas que tinham transtornos cerebrais podiam ser consideradas frágeis, loucas, ou possuídas pelos demônios. Agora sabemos que muitos distúrbios cerebrais são semelhantes aos transtornos médicos em qualquer parte do corpo: são condições físicas. Por ser um órgão eletroquímico, o cérebro sofre de muitos distúrbios que acarretam diferenças elétricas e químicas. Não se trata de demônios.

A DOR DO ESTIGMA

Somente um em cada três pessoas com transtorno cerebral diagnosticável busca tratamento por quê? Uma razão é o estigma que rodeia estes transtornos. A noção equivocada de que ser tratado por um problema “mental” significa um defeito de caráter. A verdade é que os transtornos cerebrais não diferem das doenças em que qualquer outra parte do corpo - não há de que se envergonhar

DOR DE CABEÇA

As dores de cabeça
É possível que a dor de cabeça seja a mais comum de todas as dores. costumavam ser provas de demônios dentro da cabeça ou o resultado de emoções reprimidas. Agora sabemos que as dores de cabeça, da mesma forma que ouros distúrbios do cérebro, são doenças físicas.
Dados: nove em cada dez pessoas nos estados unidos têm, pelo menos, uma dor de cabeça por ano. Uns quarenta milhões sofrem de dores de cabeças crônicas. Devido a dor de cabeça, as pessoas deixam de comparecer ao trabalho cento e cinquenta milhões de dias a cada ano.


Fonte: Exposição Cérebro realizada no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário